História
O Manbol tem sua origem em 1992, na cidade de Belém do Pará, através do criador Rui Hildebrando. Inicialmente, o Manbol era uma brincadeira de crianças realizada com mangas, daí o futuro nome do esporte. Mais de uma década se passou e a brincadeira se tornou popular entre os jovens que acabaram por incentivar o criador a elaborar regras oficiais e materiais adequados para a prática, oficializando o nome Manbol em 2004.
O esporte
É um esporte praticado por dois atletas ou duas duplas em uma quadra, que pode ser de diferentes tipos de piso, dividido por uma rede. O grande diferencial do Manbol, é o fato de ser praticado com duas bolas simultaneamente, resultando numa disputa bastante acirrada.
O objetivo do jogo é lançar as bolas por cima da rede com o intuito de que elas atinjam o solo adversário, e evitar que o mesmo ocorra em seu solo. O jogo terá início com o saque de uma das bolas, que deverá ser lançada por cima da rede tendo como objetivo alcançar um determinado espaço na quadra adversária. Após a primeira bola ter sido recebida pelo adversário, o primeiro deverá lançar a segunda bola, sendo que está poderá ser dirigida a qualquer ponto da quadra adversária. Nenhum dos jogadores poderá manter a posse de ambas as bolas ao mesmo tempo ou de uma delas por mais de dois segundos.
As bolas continuarão a ser lançadas de uma quadra a outra até que uma delas ou ambas toquem o solo, essa disputa é chamada rally. Após um rally, serão distribuídos os pontos para os jogadores. Cada uma das bolas vale um ponto, sendo acertos de ambos os jogadores durante um rally, resultam na anulação do ponto.
Vence a partida o jogador (dupla) que vencer dois sets de doze pontos.
Dimensões da quadra
A quadra de jogo constitui um retângulo medindo 10 x 5 m, circundada por uma zona livre com, no mínimo 1,5m de largura em todos os lados que circulam o retângulo.
Rede
A altura da rede é de 1,65 m, mantendo a altura uniforme ao longo de toda a extensão da rede.
Bolas
A bola deve ter um formato oval, feita de convim e recheada com algodão sintético, totalizando um peso de 120 gr por bola. A bola deve ter duas cores distintas, uma no cento e outra circulando as laterais.A circunferência e o comprimento da bola devem ser de 20 cm.
Zona de saque
A zona de saque corresponde a uma área de cinco metros de largura, localizada atrás de cada linha de fundo. Seu comprimento se estende por toda a área de zona livre compreendida atrás da linha de fundo. Essa zona só restringe o primeiro saque, após sua concretização, o segundo saque pode ser feito de dentro da área de jogo
Em cada lado da quadra, uma linha delimita a área destinada a recepção do primeiro saque, a área 2-L. Essa linha é desenhada na forma de um semicírculo com dois metros de raio tendo início nas bases das bandeirinhas. Essa linha é exclusiva das partidas de um contra um.
Arremesso
O primeiro fundamento do manbol é o arremesso. É com ele que realizamos o saque e todos os ataques durante o jogo. O arremesso deve ser feito com apenas uma das mãos (e somente com elas), sendo sempre executada abaixo a linha do ombro, ou paralelo a ele. Não são permitidos movimentos de empurrar (como passe de peito do basquete), nem movimentos partindo acima da linha do ombro (como arremesso do handebol ou a cortada do voleibol).
Podemos listar os 3 tipos de arremesso mais utilizados, que são:
Pendular: que a pessoa arremessa a bola de baixo para cima, fazendo com que a bola faça uma parábola ate o outro lado.
Retilíneo: no qual o executante joga a bola utilizando de um arremesso reto na altura do seus ombros.
Lateral: que é um arremesso no qual o executante trás a bola do seu lado e lança a mesma colocando efeito na sua rotação.
Jogadores ou equipes
Uma partida é disputada entre dois jogadores ou duas duplas. Todos que forem participar da partida devem ter seus nomes relacionados na súmula.
Sistema de pontuação
Numa partida de Manbol cada uma das bolas equivale a um ponto, sendo assim, é possível a aquisição de dois pontos ao término de um rally. Um rally é a disputa realizada entre o momento do saque até a definição da segunda bola.
Um jogador (dupla) marca um ponto:
Quando a bola toca o solo da quadra adversária;
Quando um adversário cometer um erro.Os erros acontecem quando um jogador lança uma bola para fora da quadra ou quando ele realiza uma disputa da segunda bola e o adversário segura a bola;
Quando o adversário cometer uma falta.
Curiosidades
-Não tem como não reparar na escrita do nome do esporte, mas ela foge mesmo do padrão da ortografia portuguesa. Mas tem uma explicação pra tal, que é:
- Que atualmente temos mais de 4 mil praticantes da modalidade espalhados pelo Pará, Rio e São Paulo.
Sites de apoio: